Modalidade de ensino que vem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, a educação a distância é uma alternativa para os estudantes que querem se especializar, fazer uma graduação ou um curso, com tempo flexível e sem sair de casa.
Prefeitura abre inscrições para vagas de estágio em Santa Maria
Ofertada em ambiente online, o contato com o conteúdo do curso, os professores, colegas de turma e coordenadores é feito em plataforma virtual, bem como os fóruns para a comunicação com os outros estudantes. Em alguns casos, as provas, exames e estágios são realizados presencialmente e a frequência desses encontros presenciais varia de acordo com o curso, podendo ser mensal ou semestral.
Estudar a distância e se formar ou especializar-se em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com a flexibilidade e economia de tempo com deslocamentos é um grande atrativo. Entre os tipos de cursos ofertados na modalidade EAD estão: Ensino Técnico, Graduação, Pós-graduação e Cursos Livres.
Quem deseja fazer um curso EAD pode escolher entre as mais diferentes áreas de atuação. Entre as principais, destaca-se: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação, Design, Educação, Gastronomia, Gestão de RH, Gestão Hospitalar, Logística, Pedagogia, Marketing, Serviço Social.
UFSM oferece 1,2 mil vagas pelo Sisu para segundo semestre
Afinal, quais cursos não são oferecidos no EAD?
Ainda que o número de cursos oferecidos na modalidade EAD cresça a cada momento, ainda existem algumas formações que não contam com esse formato de ensino. Entre eles, destaca-se: Astronomia, Direito, Cinema, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia
Esses cursos requerem a vivência do aluno com os objetos de estudo e, por essa razão, ainda não podem ser oferecidos na modalidade EAD. Porém, a expectativa é que, com o avanço da tecnologia, não existam mais restrições práticas e até mesmo teóricas para que todos os cursos de graduação possam ser realizados pela internet, no ensino a distância.